terça-feira, 13 de agosto de 2013

Resumo feito por alguns alunos de número par

Com um custo material superior a 1 bilhão e 300 milhões de dólares, mais de 30 milhões de feridos e outras perdas incalculáveis, a Segunda Guerra Mundial é conhecida como a maior catástrofe mundial do século XX. Com ataques bélicos e armamentistas, tropas de exércitos norte-americanos e europeus se confrontaram com um só objetivo: ocupação territorial. 

De um lado os eixos, do outro os aliados, países que se uniram com semelhanças político-econômicas com o objetivo de ocupar terras e extrair riquezas das mesmas. No sentido mais amplo, os eixos, composto superficialmente pelo Japão, Alemanha e Itália, pretendiam combater o comunismo internacional, o chamado pacto anti-komintern. Os aliados, composto basicamente por Inglaterra, Estados Unidos e URSS, se confrontavam contra os eixos, na medida em que lutavam pelo mesmo ideal. 

Em 1º de setembro de 1939, Hitler invade a Polônia, momento crucial para a Guerra. Mais tarde, as tropas alemãs prosseguiram com a Blitzkrieg, uma guerra relâmpago na tentativa de obter vitória imediata.

Hitler, grande representante do nazismo, era um cara esquentado. Desrespeitou o Pacto Germano-Soviético, que se baseava na não agressão entre Alemanha e URSS. Sua vida pessoal mostra que ele não era mesmo um cara de compromisso.

Em dezembro de 1941, os japoneses atacaram Pearl Harbor, a maior base naval norte-americana. No oriente, a luta prosseguiu. Em 6 de agosto de 1945, com a vingança no sangue, os norte-americanos lançaram bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Os japoneses se renderam no dia 19 de agosto do mesmo ano. 

Postado por: Jardel

Fonte: Conhecimentos de Alice, Weller, Daniele, Jardel, Messon, Tadeu, Jayne, Maria Sousa, Keuviany, Márcio, Cleano, Leiliana, Samila, Diego, Íris, Sabrina Hellen, Deiziane. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário