sábado, 3 de agosto de 2013

Churchill e Stálin beberam todas em Moscou



Dois anos antes de Yalta, Winston Churchill e Josef Stalin se encontraram para uma reunião noturna. Sua missão? Beber sem parar, de acordo com documentos recém-revelados pelos Arquivos Nacionais Britânicos.

noite de bebedeira de Churchill e Stalin aconteceu em agosto de 1942 na capital soviética. Os líderes tinham anteriormente discutido planos para a invasão do Norte da África e um possível “segundo front” na Europa, mas a reunião terminou tensa com Churchill sugerindo que a invasão poderia não acontecer.

Determinado a não deixar o gosto amargo no ar, Churchill então requisitou uma reunião de fim de noite no quarto do líder soviético.

E aqui está o que aconteceu, de acordo com Sir Alec Cadogan, um diplomata presente na ocasião:

Lá eu encontrei Winston e Stalin – e Molotov, que tinha se juntado a eles – sentados ao redor de uma mesa bastante cheia: comida de todo tipo, coroada por um leitão assado, e inúmeras garrafas. O que Stalin me deu para beber pareceu bastante forte. Winston, que já estava reclamando de pequenas dores de cabeça, espertamente se ateve a um comparativamente leve vinho tinto do Cáucaso. Todo mundo parecia feliz como uma criança”.

De acordo com Cadogan, as festividades duraram até as três horas da manhã.

Historiadores acreditam que o relacionamento entre a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a União Soviética foi fundamental para a derrota da Alemanha. Havia bastante tensão entre os “Três Grandes”, entretanto.

Desde 1941, quando os EUA entraram na guerra, Stalin e seus assessores pressionaram os Aliados por um segundo front na Europa, para aliviar a pressão sobre a URSS. O Exército Vermelho havia sofrido pesadas perdas durante a guerra, e em 1942 o Ministro do Exterior Molotov chegou a admitir que a Alemanha poderia vencer se os soviéticos não recebessem mais ajuda.

Postado por: Jardel Olliveira


Um comentário: